domingo, 13 de maio de 2012

 BIOGRAFIA  DE  LEV  SEMENOVICH  VYGOTSKY

Vygotsky nasceu em 17 de Novembro de 1896, na cidade Orsha, perto de Minsk, a capital da Bielo-Rússia, região então dominada pela Rússia e faleceu em Moscou, em 11 de junho de 1934, vítima de tuberculose. Completa o curso secundário aos 17 anos e recebe medalha de ouro pelo seu desempenho. De 1914 a 1917 estudou Direito e Literatura na Universidade de Moscou.
 Em 1916 escreve “A Tragédia de Hamlet, príncipe da Dinamarca” que em 1925 dá origem ao livro Psychology of Art (Psicologia da Arte), publicada na Rússia somente em 1965 (REGO,2002, p. 21).
De 1917 a 1923, Vygotsky lecionou literatura e psicologia numa escola em Gomel, onde dirigia a seção de teatro do centro de educação de adultos. Durante esse período, ele fundou a revista de literária Verask, onde publicou a primeira pesquisa em literatura.
Em 1925 viaja para o exterior e organiza o Laboratório de Psicologia para Crianças Deficientes.
Em 1927 escreve O Significado histórico da crise da psicologia.
 Em 1931 elabora Desenvolvimento das funções psicológicas superiores.
Em 1932 realiza uma série de conferências em Leningrado.
 Em 1934 publica Pensamento e Linguagem.
Vygotsky produziu cerca de 200 trabalhos de Psicologia e 100 sobre arte e literatura. Pensador importante em sua área foi pioneiro na noção de que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais e condições de vida.



ALGUMAS DAS obras de Vygotsky

  
Português

  • Construção do Pensamento e da Linguagem. SP, Martins Fontes, 2011.
  •  Desenvolvimento Psicológico na Infância. SP, Martins, 1999.
  •  Formação Social da Mente. SP, Martins Fontes, 1999.
  • Imaginação e Criação na Infância. SP, ATICA, 2009
  • Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. (Vários autores). SP, Ícone/EDUSP, 1988.
  • Pensamento e Linguagem. SP, Martins Editora, 2008.
  •  Psicologia da Arte. SP, Martins Fontes, 2001.
  •   Psicologia Pedagógica. SP, WMF Martins Fontes, 2004.
  • Teoria e Método em Psicologia. SP, Martins Fontes, 2004.

Inglês
  • Educational Psychology, 1926.
  • Historical meaning of the crisis in Psychology, 1927.
  • Paedology of the Adolescent, 1931.
  • Play and its role in the Mental development of the Child, essay 1933.
  • The Fundamental Problems of Defectology, article 1929.
  • The Problem of the Cultural Development of the Child, essay 1929.
  • The Socialist alteration of Man, 1930.
  • Thinking and Speech, 1934.
  • Thought and Language, 1986.
  • Tool and symbol in child development, 1934. 



  CONCEITO DE ESCOLA, ENSINO E APRENDIZADO
      NA CONCEPÇÃO DE LEV SEMENOVICH VYGOTSKY

As pesquisas de Vygotsky têm como objetivo estudar o comportamento humano, estabelecendo relações entre os seres humanos e o ambiente físico e social no qual o indivíduo está inserido. Seus estudos verificam a maturação do organismo que é um fator secundário e não explica de forma mais complexa o desenvolvimento do comportamento humano.  Para Vygotsky o ponto mais alto do desenvolvimento da criança é quando se inicia o processo da linguagem que é uma importante ferramenta e age de forma decisiva na estruturação do pensamento, da memoria, da imaginação e do planejamento da ação além de ser fundamental na construção do conhecimento, isso implica dizer que o sujeito do desenvolvimento não é apenas ativo, mas interativo, pois constitui conhecimentos e se constitui a partir de relações intra e interpessoal, ou seja, a fala da criança é tão importante quanto o aprendizado para que ocorra a ação do desenvolvimento de modo que permite a criança processar informações de uma forma mais elaborada, mas a fala tem que ser utilizada nas práticas das atividades para ser internalizadas.
Ele também deixa evidente que a linguagem é essencial para que a criança construa o seu aprendizado, visto que ao longo do processo de evolução do indivíduo a linguagem se encontra presente, tornando-se necessária para estruturar o conhecimento.
Vygotsky relata na obra “A Formação Social da Mente” as dimensões temporais da vida humana e não percebe o desenvolvimento histórico da humanidade com as fases do desenvolvimento individual, a sua preocupação são as consequências da atividade humana, pois essas transformam a sociedade e a natureza.  Aborda a importância do brinquedo no desenvolvimento, pois existe uma relação entre o brinquedo e a instrução escolar, onde ambos proporcionam à criança a construção de habilidades e conhecimentos que influenciam na zona cognitiva.
Para o autor a educação é também responsável pela criação de aptidões, que a principio são externas ao indivíduo, mas a partir do momento que o indivíduo estabelece trocas com o meio essas capacidades são internalizadas por ele, ou seja, a escola tem como função assegurar que a criança se aproprie dos elementos culturais partilhados pelos meios sociais ao qual o indivíduo faz parte ou se relaciona, de modo que internalizem esses elementos, fazendo uma reconstrução de operações externas transformando-a a seu favor.
Fica evidente nas pesquisas realizada por Vygotsky que a escola é fundamental e importante no processo de desenvolvimento da criança, pois ela é uma das instituições que ira proporcionar um ambiente de qualidade e adequado para tal processo, então o papel da escola é oferecer situações de aprendizagem que desafie e impulsione a aquisição de outros conhecimentos, ou seja, quando a criança parte do seu conhecimento prévio para o experimento de novas experiências o ensino torna-se mais significativo e de qualidade. Desse modo a criança inicialmente apresentará dificuldades para realização de algumas tarefas e necessitará do auxilio de outra pessoa mais experiente e futuramente poderá realizar uma determinada tarefa sozinha e para que aprendizagem ocorra é necessário transformar o ambiente escolar em zonas múltiplas de desenvolvimento proximal, pois a interação do indivíduo com o meio é fundamental para que ocorra a aprendizagem. Percebemos que o aprendizado da criança inicia antes dela freqüentar a escola e esse aprendizado se diferencia do aprendizado escolar que estar voltado para o conhecimento científico.
Se opondo ao pensamento da época Vygotsky entendia que a aprendizagem não era simplesmente a aquisição de informações nem acontecia por meio de associações de ideias armazenadas na memoria, mas tratava-se de um processo interno, ativo e interpessoal que resultava em uma convergência de fatores sociais e que se iniciava muito antes das crianças freqüentarem a escola. Sendo assim o aprendizado e o desenvolvimento da criança estão diretamente relacionados, tornando-se assim um fundamental para o amadurecimento do outro, pois o aprendizado escolar constrói algo de grande importância no desenvolvimento da criança e para demonstrar o tamanho dessa relação que os dois processos têm, foi apresentado um conceito que é a zona de desenvolvimento proximal que consiste na distância existente entre aquilo que a criança faz sozinha e aquilo que ela consegue fazer com a intervenção de um adulto ou uma pessoa mais experiente, ou seja, é a distância existente entre o nível de desenvolvimento real e o nível de desenvolvimento proximal e o aprendizado deve respeitar esses níveis de desenvolvimentos para que ele seja eficaz, pois existe a necessidade de orientar a criança de acordo com nível de desenvolvimento em que ela se encontra.
Um dos aspectos da aprendizagem é proporcionar vários processos internos de desenvolvimento e assim ele se torna de grande importância no processo maturacional das funções psicológicas e assim o aprendizado é um dos mecanismos fundamentais do desenvolvimento.
O ensino é um instrumento eficaz capaz de ampliar as possibilidades de desenvolvimento de aprendizado do aluno, valorizando os conhecimentos prévios e constituindo os conhecimentos científicos deve também explorar as potencialidades de interação do indivíduo com o meio ao qual estar inserido. Dessa forma a escola é o lugar onde a interferência pedagógica desencadeia o processo de ensino-aprendizado. 
Pode-se dizer que Vygotsky sugere que a escola deve ter uma visão previa do desenvolvimento do aluno e do seu processo de aprendizagem e assim pode desenvolver no processo mediado pelo ensino as funções cognitivas que vão se constituir. A escola deve voltar o ensino para o nível de desenvolvimento proximal, onde o professor deve trabalhar para amadurecer as funções que ainda estão por se desenvolver e assim favorecer um desenvolvimento mais rápido e completo. O educador tem como objetivo trazer para a sala de aula situações problemas que contenham elementos do nível de desenvolvimento real, mas que também contemplem a zona cognitiva que se encontra em desenvolvimento, ou seja, a aquisição do conhecimento escolar é de grande necessidade no processo do desenvolvimento intelectual.
Fica evidente que existem níveis de desenvolvimento e que esses são o ponto  de partida que devem ser analisados para que haja uma boa aquisição do conhecimento e para tal, existe a necessidade de um bom trabalho pedagógico que deve ser construído nas escolas que é uma das instituições sociais responsáveis pelo aprimoramento do conhecimento prévio e a construção de novos saberes que serão fundamentais no processo de aprendizagem que auxiliam no progresso do nível de desenvolvimento proximal da criança e de suas capacidades. O ensino é uma perca essencial na formação das novas aprendizagens, pois ele funciona como um mediador entre o desenvolvimento real e proximal, então uma boa aprendizagem não é aquela que trabalha na ZDR e sim quando procura construir e amadurecer a ZDP. 


REFERÊNCIA


VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente; [ organizadores Michael Cole...[et al.]; tradução José Cipolla Neto, Luis Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche.-5ª Ed.]. São Paulo: Martins Fontes,1994.
.



    

Nenhum comentário:

Postar um comentário